30 de set. de 2013

Roubos & Lucros

Estava comprando a revista Carta Capital em uma banca de jornal do centro de minha cidade atual e, enquanto me dirigia para fazer o pagamento, passava em uma TV no local, um assalto quase que cinematográfico a dois carros-fortes que havia acontecido na Rodovia Anhanguera há alguns meses atrás.

Não sabia do que se tratava a reportagem no momento, mas impressionou a todos s que estavam na banca a ousadia e as cenas de explosões e tiros. Ao final, a voz do repórter dizia que os bandidos tinham conseguido fugir com cerca de 7 milhões de reais dos carros-fortes.

Ao falar com a jovem que me atendeu, como qualquer brasileiro, comentamos o ocorrido, e ela considerou que achava “legal” o fato dos criminosos terem fugido sem serem pegos, que assim estava bom, pelo menos. Disse-lhe que ela não fazia ideia do que estava falando, pois no final, todos nós pagamos por tudo isso.

Acredito que ela tenha considerado “legal” o fato da fuga dos bandidos, por se tratar de dinheiro dos bancos e não o dela. Isso é comum na maioria das pessoas sem informação. Elas acham que esse tipo de ação nada tem a ver com elas, e, contanto que não sejam elas as roubadas, não há problemas.

Desconhecem o fato que o sistema bancário tem seguro contra esse tipo de situação, e o pior, mal sabem que nós todos, os que temos uma conta bancária, iremos depois pagar por todo esse “prejuízo” com as taxas inúmeras, os valores sobre os serviços, os contratos que lesam o cidadão, com as altas taxas de juros cobradas de todos os correntistas.

Ela, e parece que a maioria dos brasileiros não sabe, que não vemos nenhuma notícia de nenhum banco reclamando dos assaltos, dos furtos, das explosões dos caixas eletrônicos e jamais se perguntaram o porquê disso. Os bancos de fato não tomam nenhum prejuízo real com nada do que acontece com o dinheiro e o povo não sabe por quê.

Será possível que não sabem que esse dinheiro é nosso, de todos os que possuem conta e poupança nos bancos e eles apenas o usam para emprestar a juros altos a outras pessoas e ganhar mais dinheiro? Portanto, nenhum banco está de fato, em última instância, preocupado com o destino do dinheiro que é roubado. Eles o terão de volta cobrando de nós.

Em 2012, o lucro real dos bancos no Brasil ultrapassou a casa dos 45 bilhões de reais, mesmo que tenha sido um pouco inferior ao dos anos anteriores. Esse lucro diminuiu em 2012, após 16 anos de lucratividade positiva. É uma festa para os acionistas e seus donos. O lucro é o resultado esperado de qualquer negócio, mas o tipo de lucratividade que têm os bancos no Brasil é um assalto ao bolso dos brasileiros e isso com a permissão de nossos governantes.

Mais tarde um pouco, em uma borracharia da cidade, me inteirei de que aquela notícia que vi pela manhã era uma reprise das cenas veiculadas meses atrás e estava passando porque os assaltantes daquele caso haviam sido presos pela polícia. Confesso que gostaria de ter voltado à banca e perguntado à jovem o que ela diria sobre isso.

© Carlos Carvalho

Fontes:

Lucro de grandes bancos privados recua em 2012. Disponível em: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=116192


Lucro consolidado de BB, Bradesco e Itaú tem 1ª queda em 16 anos. Em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1240356-queda-na-lucratividade-de-bancos-em-2012-foi-a-primeira-em-15-anos-diz-consultoria.shtml