Seminário Internacional
de Educação em Guarulhos
27 de setembro de 2013
Nesta manhã,
nas apresentações dos dados e números do universo da TIC (Tecnologia da
Informação e Comunicação) nas escolas, feitas pelos representantes do Peru, da
Argentina, de São Bernardo do Campo e do MEC, fiquei impressionado com a
dimensão e o tamanho do trabalho que têm sido realizados nas escolas públicas e
com o que ainda precisa ser feito.
Muitas vezes,
ao criticar os órgãos governamentais e a qualidade do ensino público, passa-se desapercebidos
os desafios, os problemas e as circunstâncias do universo envolvido de uma
nação e o quanto é laborioso o trabalho de educar. Educar ou fazer uma educação
de qualidade e gratuita é um esforço colossal.
É preciso,
claro, melhorar e criar processos contínuos de melhoramento do sistema, da
qualidade do ensino, dos conteúdos e do aperfeiçoamento continuado dos
professores/educadores, mas não se deve esquecer o longo processo e a longa
jornada até aqui e tudo quanto já foi realizado e está sendo feito.
Sou grato pela
escola pública, sou fruto dela e com maravilhosas lembranças. Grato aos meus queridos
professores de meu primeiro e segundo graus (como se chamava em minha época).
Grato aos meus alfabetizadores, incluindo minha tia Luci, professora municipal.
Quem de nós, não gostaria que o mesmo espírito escolar de nossa geração fosse
visto ainda hoje, guardadas as devidas proporções?
De minha
parte, comprometo-me a lutar e trabalhar por uma educação plena que crie uma
real e verdadeira transformação na sociedade, começando na transformação
interior de cada brasileiro.
Carlos Carvalho