27 de set. de 2013


Seminário Internacional de Educação em Guarulhos

27 de setembro de 2013

  
Nesta manhã, nas apresentações dos dados e números do universo da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) nas escolas, feitas pelos representantes do Peru, da Argentina, de São Bernardo do Campo e do MEC, fiquei impressionado com a dimensão e o tamanho do trabalho que têm sido realizados nas escolas públicas e com o que ainda precisa ser feito.

Muitas vezes, ao criticar os órgãos governamentais e a qualidade do ensino público, passa-se desapercebidos os desafios, os problemas e as circunstâncias do universo envolvido de uma nação e o quanto é laborioso o trabalho de educar. Educar ou fazer uma educação de qualidade e gratuita é um esforço colossal.

É preciso, claro, melhorar e criar processos contínuos de melhoramento do sistema, da qualidade do ensino, dos conteúdos e do aperfeiçoamento continuado dos professores/educadores, mas não se deve esquecer o longo processo e a longa jornada até aqui e tudo quanto já foi realizado e está sendo feito.

Sou grato pela escola pública, sou fruto dela e com maravilhosas lembranças. Grato aos meus queridos professores de meu primeiro e segundo graus (como se chamava em minha época). Grato aos meus alfabetizadores, incluindo minha tia Luci, professora municipal. Quem de nós, não gostaria que o mesmo espírito escolar de nossa geração fosse visto ainda hoje, guardadas as devidas proporções?

De minha parte, comprometo-me a lutar e trabalhar por uma educação plena que crie uma real e verdadeira transformação na sociedade, começando na transformação interior de cada brasileiro.


Carlos Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário