SÃO PAULO DOS PEDÁGIOS
É
impressionante, para não dizer assustadora, a quantidade de pontos de pedágio
no Estado de São Paulo. É, sem dúvida, um dos lugares do mundo com mais
pedágios. Parece que o nosso país não deseja ser conhecido por esta grandeza
global[1],
mas é uma realidade inquestionável.
Está diante dos meus olhos o
caderno “Jornal do Carro”, do periódico O Estado de São Paulo (Estadão), e na
página 6[2]
apresenta o mapa dos pedágios das principais rodovias do estado paulista. Se as
praças estão todas representadas neste mapa, são 147 pontos (se não errei a
conta), com valores que vão desde R$ 1,50 a R$ 21,20.
Em uma
situação fictícia, se somente um carro passasse por todos estes pedágios em um
dia, o motorista teria desembolsado cerca de R$ 797,00, muito mais que um
salário mínimo, que é de R$ 724,00, isso não incluindo as despesas com
combustível. Vale lembrar que em alguns desses casos está somente contabilizada
a viagem de ida.
É uma
verdadeira máquina de fazer dinheiro, sem contar que atenta contra o direito
constitucional de ir e vir que nos é assegurado[3]. Um
cidadão não andará a pé ou de bicicleta pelas principais rodovias em certos
pontos, como nos túneis, sem ser abordado ou proibido de se locomover por elas
e, mesmo que a concessionária emita um boleto instantâneo para que paguemos
posteriormente, se não o fizermos, receberemos multa por evasão de pedágio no
valor de R$ 127,69.
Então, caso
você não possua DINHEIRO, talvez não consiga sair da grande São Paulo para
visitar um parente ou ir a outro estado ver seus pais. Se conseguir a proeza de
sair sem pagar os pedágios, é possível que não volte por deixar de pagá-los.
Não pagando a multa que virá não poderá licenciar seu veículo, por conseguinte
não poderá dirigi-lo. Só de carona ou de ônibus conseguirá viajar, mas para
isso precisará novamente de...DINHEIRO.
Enviei aos
meus amigos o texto e um deles me respondeu:
“O Governo constrói as estradas e
depois entrega a estrutura já pronta nas mãos da iniciativa privada que na
verdade é quem vai desfrutar do lucro exorbitante através do preço das praças
de pedágio que em sua maioria prevalece o domínio do capital estrangeiro, o
quintal para eles é enorme afinal eles não vão pagar nada é tudo ¨free¨. Vamos embora dar lugar pro gringo
entrar, esse imóvel tá pra alugar!”
Carlos Carvalho
Colaborou: Ricardo Carriço
18 de fevereiro de 2014
[1]Brasil lidera o ranking das rodovias com
pedágio no mundo. Disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,brasil-lidera-o-ranking-das-rodovias-com-pedagio-no-mundo,123837,0.htm
[2]O
Estado de São Paulo Jornal do Carro. 16
de fevereiro de 2014.
[3]Constituição
da República Federativa do Brasil. Parágrafo XV.