19 de fev. de 2014


SÃO PAULO DOS PEDÁGIOS

É impressionante, para não dizer assustadora, a quantidade de pontos de pedágio no Estado de São Paulo. É, sem dúvida, um dos lugares do mundo com mais pedágios. Parece que o nosso país não deseja ser conhecido por esta grandeza global[1], mas é uma realidade inquestionável. 

Está diante dos meus olhos o caderno “Jornal do Carro”, do periódico O Estado de São Paulo (Estadão), e na página 6[2] apresenta o mapa dos pedágios das principais rodovias do estado paulista. Se as praças estão todas representadas neste mapa, são 147 pontos (se não errei a conta), com valores que vão desde R$ 1,50 a R$ 21,20.

Em uma situação fictícia, se somente um carro passasse por todos estes pedágios em um dia, o motorista teria desembolsado cerca de R$ 797,00, muito mais que um salário mínimo, que é de R$ 724,00, isso não incluindo as despesas com combustível. Vale lembrar que em alguns desses casos está somente contabilizada a viagem de ida.

É uma verdadeira máquina de fazer dinheiro, sem contar que atenta contra o direito constitucional de ir e vir que nos é assegurado[3]. Um cidadão não andará a pé ou de bicicleta pelas principais rodovias em certos pontos, como nos túneis, sem ser abordado ou proibido de se locomover por elas e, mesmo que a concessionária emita um boleto instantâneo para que paguemos posteriormente, se não o fizermos, receberemos multa por evasão de pedágio no valor de R$ 127,69.

Então, caso você não possua DINHEIRO, talvez não consiga sair da grande São Paulo para visitar um parente ou ir a outro estado ver seus pais. Se conseguir a proeza de sair sem pagar os pedágios, é possível que não volte por deixar de pagá-los. Não pagando a multa que virá não poderá licenciar seu veículo, por conseguinte não poderá dirigi-lo. Só de carona ou de ônibus conseguirá viajar, mas para isso precisará novamente de...DINHEIRO.

Enviei aos meus amigos o texto e um deles me respondeu:

“O Governo constrói as estradas e depois entrega a estrutura já pronta nas mãos da iniciativa privada que na verdade é quem vai desfrutar do lucro exorbitante através do preço das praças de pedágio que em sua maioria prevalece o domínio do capital estrangeiro, o quintal para eles é enorme afinal eles não vão pagar nada é tudo ¨free¨. Vamos embora dar lugar pro gringo entrar, esse imóvel tá pra alugar!”


Carlos Carvalho
Colaborou: Ricardo Carriço

18 de fevereiro de 2014




[1]Brasil lidera o ranking das rodovias com pedágio no mundo. Disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,brasil-lidera-o-ranking-das-rodovias-com-pedagio-no-mundo,123837,0.htm

[2]O Estado de São Paulo  Jornal do Carro. 16 de fevereiro de 2014.

[3]Constituição da República Federativa do Brasil. Parágrafo XV.