17 de mai. de 2013

Erasmo de Rotterdam

Eis aqui um homem de quem pouco se fala ou se reconhece: Erasmo de Rotterdam (1466-1536). Nasceu em Rotterdam, Holanda e filho de um padre que trabalhou em Roma como tradutor. Ele foi o mais eminente filósofo da Renascença (século XV) e escreveu brilhantemente sobre a educação dos jovens e crianças de sua época. Erasmo antecipou em séculos as discussões do ambiente educacional que vemos eclodir com vigor nos dias atuais.

Tenho convicções que o caminho da educação cristã, e porque não dizer da educação ocidental, tem extensa colaboração dos pensamentos deste cristão considerado o mais erudito homem de seu tempo. Pensador brilhante, equilibrado e crítico, profícuo escritor com bases sólidas na filosofia e na teologia, contribuiu decisivamente para que a humanidade desfrutasse de uma educação comum e elevada.

Destaco abaixo algumas de suas frases e pensamentos que me fizeram argumentar a seu favor como uma espécie de pai da educação moderna.

         Erasmo cria que nunca é cedo demais para iniciar o processo educacional.

         A aprendizagem, escreveu ele, não é um veneno.

         Escreveu que a educação aperfeiçoa a natureza.

         Dizia que riquezas não dispensa instrução.

         É dele a frase: “o homem, um ser inacabado e por fazer-se”.

         Ele disse que: “desprovido de educação, o homem não passa de uma pedra”.

         “Falhar na educação é fazer do ser humano um monstro”.

         Cria que o direito à educação nasce no berço, ou seja, é direito fundamental do ser humano. Algo parecido só veio a ser dito na Declaração dos Direitos Humanos em 1948 (artigo XXVI) em nível universal.

         Para ele o pior castigo é negar a educação.

         Ele escreveu que “deseducação é crime nefando”.

         Que o futuro depende dos antecedentes educacionais.

         Que a educação falha condiciona para o vício.

         Ele descreveu os agentes da educação, como os pais, os amigos, os professores e etc.

         Que educação pré-escolar não afeta a saúde.

         Discorreu sobre o perfil do educador e sobre os programas de ensino. E muito mais.

Portanto, acredito que Erasmo de Rotterdam é um dos mais excelentes proponentes da teoria da educação moderna, quase que na plenitude dos moldes de hoje, exceto pelas nuances culturais que dizem respeito somente à época em que vivia. Porém, se tomarmos as discussões deste século no qual vivemos, mormente no Ocidente, e mais particularmente no Brasil, veremos que ele faz jus ao título de pai da educação moderna.

A atualidade de seus escritos é incrível, e isto escrevendo do século XV. Distante de nós por mais de cinco séculos, sua mente alcançou não apenas o seu tempo, como o extrapolou, e podemos com certeza dizer que suas declarações encontram eco em nosso clamor atual por uma educação de qualidade, tanto no ensino público, como no ensino teológico/cristão.

Carlos Carvalho
Bibliografia:

Feracine, Luiz. Coleção pensamento & vida: Erasmo de Rotterdam: o mais eminente filósofo da renascença / Luiz Feracine, -- São Paulo: Editora Escala, 2011. – (Coleção pensamento & vida: vol. 7)

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