Eis aqui um homem de quem
pouco se fala ou se reconhece: Erasmo de Rotterdam (1466-1536). Nasceu em
Rotterdam, Holanda e filho de um padre que trabalhou em Roma como tradutor. Ele
foi o mais eminente filósofo da Renascença (século XV) e escreveu
brilhantemente sobre a educação dos jovens e crianças de sua época. Erasmo
antecipou em séculos as discussões do ambiente educacional que vemos eclodir
com vigor nos dias atuais.
Tenho convicções que o caminho da educação cristã, e porque não dizer da educação ocidental, tem extensa colaboração dos pensamentos deste cristão considerado o mais erudito homem de seu tempo. Pensador brilhante, equilibrado e crítico, profícuo escritor com bases sólidas na filosofia e na teologia, contribuiu decisivamente para que a humanidade desfrutasse de uma educação comum e elevada.
Destaco abaixo algumas de suas frases e pensamentos que me fizeram argumentar a seu favor como uma espécie de pai da educação moderna.
Erasmo cria que nunca é cedo demais para
iniciar o processo educacional.
A aprendizagem, escreveu ele, não é um
veneno.
Escreveu que a educação aperfeiçoa a
natureza.
Dizia que riquezas não dispensa
instrução.
É dele a frase: “o homem, um ser
inacabado e por fazer-se”.
Ele disse que: “desprovido de educação,
o homem não passa de uma pedra”.
“Falhar na educação é fazer do ser
humano um monstro”.
Cria que o direito à educação nasce no
berço, ou seja, é direito fundamental do ser humano. Algo parecido só veio a
ser dito na Declaração dos Direitos Humanos em 1948 (artigo XXVI) em nível
universal.
Para ele o pior castigo é negar a
educação.
Ele escreveu que “deseducação é crime
nefando”.
Que o futuro depende dos antecedentes
educacionais.
Que a educação falha condiciona para o
vício.
Ele descreveu os agentes da educação,
como os pais, os amigos, os professores e etc.
Que educação pré-escolar não afeta a
saúde.
Discorreu sobre o perfil do educador e
sobre os programas de ensino. E muito mais.
Portanto,
acredito que Erasmo de Rotterdam é um dos mais excelentes proponentes da teoria
da educação moderna, quase que na plenitude dos moldes de hoje, exceto pelas
nuances culturais que dizem respeito somente à época em que vivia. Porém, se
tomarmos as discussões deste século no qual vivemos, mormente no Ocidente, e
mais particularmente no Brasil, veremos que ele faz jus ao título de pai da
educação moderna.
A
atualidade de seus escritos é incrível, e isto escrevendo do século XV.
Distante de nós por mais de cinco séculos, sua mente alcançou não apenas o seu
tempo, como o extrapolou, e podemos com certeza dizer que suas declarações
encontram eco em nosso clamor atual por uma educação de qualidade, tanto no
ensino público, como no ensino teológico/cristão.
Carlos Carvalho
Bibliografia:
Feracine, Luiz. Coleção pensamento &
vida: Erasmo de Rotterdam: o mais eminente filósofo da renascença / Luiz
Feracine, -- São Paulo: Editora Escala, 2011. – (Coleção pensamento & vida:
vol. 7)
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